sexta-feira, 6 de novembro de 2009

POLÍTICA - Encontro reúne mais de 600 vereadores de Sergipe

Mais de 600 parlamentares municipais das nove regiões sergipanas participaram nesta sexta-feira, 6/11, do I Encontro de Vereadores do Estado de Sergipe, realizado na Fazenda Boa Luz, no municipio de Laranjeiras. Com o objetivo de fortalecer o Poder Legislativo Municipal, três palestras pautadas por temas direcionados à atuação parlamentar foram inseridas na programação do evento.

Encabeçado pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o encontro foi aberto pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT), junto ao bispo auxiliar, Dom Henrique Soares que concedeu

a benção aos presentes. "Não existe democracia sem um Poder Legislativo forte", defendeu o representante da Igreja Católica.

Já o pastor e vereador, Jony Marcos (PRB), falou em nome da comunidade evangélica ao destacar a importância do evento. " É por meio do debate e da troca de experiências que se valoriza o trabalho do vereador, um político que de fato representa e está ao lado da população de cada municipio", afirmou o parlamentar.

Fortalecimento

Ainda sobre o fortalecimento do Legislativo Municipal, o representante do governador do Estado, secretário de Articulação Política, Bosco Costa, destacou a situação politico-econômica do Brasi. " Hoje a União fica com 64% do que é arrecadado, quando os municípios ficam apenas com 14%. Esta situação deve ser imediatamente revista, pois é em cada muncípio que os cidadãos são abrigados", comentou o secretário de Estado, acrescentando que se continuar como está, a maioria os municípios não terá condições de arcar, sequer, com o pagamento da folha de pessoal.

Em seguida, o deputado federal, Albano Franco (PSDB), foi anunciado pelo vereador Emmanuel Nascimento, como o parlamentar sergipano que, em Brasília, não votou a favor do aumento do número de vereadores, nem a favor da redução do repasse para as câmaras.

" A classe política passa por um momento de desgaste e é chegada a hora de buscar o resgate da credibilidade. E o vereador é o político mais próximo do povo que acompanha de perto, diariamente, as necessidades dos cidadãos. Por isso, eles não podem ser desprestigiados", apoiou o deputado do PSDB.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB), acrescentou o debate ao afirmar que gostaria de encerrar a sua carreira política, como vereador por ser o único cargo que ainda não exerceu na política. " Reconheco a importancia do parlamentar municipal, tanto que empreendi ações em Brasília para que os efeitos nocivos da PEC dos vereadores não causasse prejuízos ainda maiores ao legislativo", informou Valadares.

Presenças

Além dos parlamentares municipais, participaram do I Encontro de Vereadores do Estado de Sergipe o deputado Federal, Albano Franco, o deputado Federal, Jackson Barreto (PMDB), senador Antonio Carlos Valadares, o secretário de Estado de Articulação Política, Bosco Costa, representando o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Também contribuiram para o debate o bispo auxiliar de Aracaju, D. Henrique, o presidente da OAB/Se, Henri Clay, o coordenador da Escola do Tribunal de Contas do Estado, a Ecojan, Vanderson Melo; e o coordenador executivo do Núcleo de Gestão Pública, Jairo de Jesus.

Nenhum comentário: