segunda-feira, 1 de março de 2010

155 ANOS - Prefeito anuncia programação do aniversário da capital

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) preparou uma série de atividades em comemoração aos 155 anos de emancipação política, completados no dia 17 de março. Nesta edição do aniversário da cidade, a diversidade será a marca registrada da programação, que começa nesta sexta-feira, 5, e vai até o próximo dia 31, incluindo shows, oficinas voltadas à inclusão social, entrega de prêmios, festividades religiosas, atividades físicas e culturais, inaugurações de obras e outras ações inovadoras que farão a capital parar durante todo o mês de março.

A programação foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira durante coletiva realizada na manhã desta segunda, 1°, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. As grandes novidades dos 155 anos são a Virada Cultural, que irá levar 24 horas de ações culturais, recreativas e esportivas para diversos bairros; Passeio Ciclístico, que promete mobilizar a sociedade civil num grande ato em favor da mobilidade urbana e do meio ambiente; plantio de 30 mil mudas, lançamento do projeto Escola Cidade Integrada e inauguração da orla Pôr-do-Sol no Mosqueiro e das 252 unidades habitacionais do Bairro Novo, no Santa Maria.

Para o prefeito, a grande quantidade de atividades voltadas para todos os estilos deverá marcar esse aniversário como um dos mais destacados de Aracaju. "A idéia da Prefeitura de Aracaju é introduzir novos métodos na administração pública. Fazemos os planejamentos com antecedência e isso garante o sucesso de nossa programação, trabalhando a inovação e a criatividade na Prefeitura", afirmou Edvaldo Nogueira.

"Nós temos uma política tão boa que a principal atração do show comemorativo ao aniversário da cidade já está fechada desde o final do ano passado. Esse ano iremos celebrar a festa com a presença do grande sambista Zeca Pagodinho, ao lado de Chico Queiroga e Antônio Rogério, e ainda outra atração que ainda estamos fechando", anunciou o prefeito. Durante o Canta Colina, evento marcado para o dia 12 de março, no alto da Colina do Santo Antônio, se apresentará Arthur Moreira Lima.

Atividades

As atividades em comemoração ao aniversário da cidade começam com a realização da oficina de fotografia do grupo Trotamundos, com o tema "Aracaju, um olhar sobre a cidade", com o objetivo de realizar a inclusão social de jovens do bairro Coroa do Meio através da arte. Em seguida, a entrega do Troféu Núbia Marques servirá como reconhecimento às mulheres que lutaram e deram sua contribuição para fazer de Aracaju uma cidade cada vez melhor de se viver.

No dia 17 de março, a tradicional missa na Igreja do Santo Antônio e o show evangélico na Praça de Eventos do Mercado continuarão se destacando como os principais eventos religiosos dos 155 anos. A tradição também está presente na abertura do Salão dos Novos, que este ano fará uma homenagem a J. Inácio, na cerimônia do Obelisco, na barqueta Aracaju de Tó, Tó, Tó, na Corrida Cidade de Aracaju e na entrega da Medalha da Ordem do Mérito Serigy.

Além disso, serão inauguradas cerca de 20 obras em toda a cidade, que vão desde melhorias na infraestrutura das ruas até reforma e reurbanização de praças, escolas e construção de creches. Entre as obras mais importantes estão o Desck do Banho Doce, a creche do Bairro América, urbanização do bairro Lamarão, drenagem e pavimentação das ruas do loteamento Beira Rio, no Bugio, micro-drenagem dos conjuntos Paulo Barreto e Amintas Garcez, nos bairros Pereira Lobo e Suissa; conclusão da segunda etapa da urbanização da Getimana, no bairro Cidade Nova.

A 26ª Corrida Cidade de Aracaju e o grande Passeio Ciclístico também prometem aglutinar aracajuanos em torno da necessidade de praticar atividades físicas, melhorar a qualidade de vida e contribuir com o meio ambiente. A Virada Cultural também levará a todos uma diversidade de atividades voltadas à produção da arte e da cultura, como forma de promover e estimular a criatividade, sempre presente entre a população de Aracaju.

Comemoração

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, as equipes do órgão trabalharão para disseminar a arte, a cultura e o esporte por toda a cidade. "Nós atuaremos em cima dos shows, das atividades esportivas e dessa virada cultural, que sem dúvida nenhuma é uma grande novidade. Será um dia de lazer que a população de todos os bairros irá aproveitar. Mobilizaremos o comércio e os artistas locais, porque a intenção da Prefeitura é trabalhar para todos", afirma Waldoilson.

Para o coordenador do Programa de Mobilidade da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT), Fabrício Lacerda, as atividades esportivas são importantes para integrar e dinamizar ainda mais a programação. "O Passeio Ciclístico vai englobar o maior numero possível de ciclistas. É justamente uma proposta para trazermos inovação diante dessas questões climáticas e de mobilidade urbana", afirmou Fabrício.

"Como atuamos em prol da gestão de qualidade de vida, estamos trazendo uma nova proposta para o trânsito. A cidade de Aracaju vem crescendo para mais de 700 mil habitantes, e o nosso desafio é crescer com qualidade e tranquilidade. Para isso, esperamos todos ao passeio ciclístico", complementa Fabrício Lacerda.

Nenhum comentário: