segunda-feira, 15 de março de 2010

SAÚDE - Prefeitura orienta sobre sintomas e diagnóstico precoce da dengue

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está empenhada em combater a dengue, em prosseguimento ao trabalho desenvolvido nos últimos anos e visando ao controle epidemiológico da doença. Como parte das orientações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para que procure atendimento em caso suspeito, e os profissionais de saúde para que realizem os devidos procedimentos destinados ao possível diagnóstico.

"O nosso trabalho é voltado para evitar os surtos e promover a saúde do cidadão. Estamos no momento do ano em que as chuvas começam com maior intensidade e o calor e o ambiente quente fazem com que a proliferação do mosquito aconteça em curto espaço de tempo. Com essas condições climáticas, em cinco dias a gente já pode ter mosquito voando", informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Taíse Cavalcante.

Para evitar maiores complicações, aos primeiros sinais da dengue a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima deve ser procurada. Os casos suspeitos de dengue incluem febre acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo, dor nas articulações, moleza e manchas vermelhas na pele.

Em situações que envolvam sintomas mais graves, deve-se procurar imediatamente o serviço de urgência do hospital mais próximo. Fezes negras; vômitos frequentes; muito sono ou agitação; dores na barriga; tontura; vista escura ou desmaio; pele pálida, fria ou seca ou dificuldade de respirar são esses agravantes.

A coordenadora Taíse Cavalcante informa que, antes mesmo do profissional de saúde ser procurado, o paciente pode começar um tratamento em casa à base de líquidos. "Nós chamamos de hidratação e ela pode ser feita com a ingestão de chás, sucos, água ou soro, por exemplo. Essa medida é fundamental para minimizar os riscos de uma dengue hemorrágica", diz Taíse.

Por parte do profissional, cabe a eles notificar imediatamente a Vigilância Epidemiológica Municipal em casos de qualquer suspeita da doença. A atitude é importante para que a SMS tome as devidas providências no trabalho de campo, fazendo o bloqueio de caso e não permitindo a disseminação da doença na comunidade.

Dengue hemorrágica

Um dos pontos mais importantes dessa orientação trata-se de evitar o aparecimento de casos de dengue hemorrágica. Nesse grau, a doença é manifestada por meio de febre ou história de febre recente com duração de sete dias ou menos, redução de plaquetas, exame da prova do laço positiva, extravassamento de plasma ou derrame pleural (nos pulmões) e sorologia também positiva.

"Vários desses aspectos só podem ser diagnosticados no consultório do profissional médico. A prova de laço é um deles. É importante frisar que nem sempre o sangue torna-se aparente em casos de dengue hemorrágica, como também um pequeno sangramento pode não significar a doença", frisa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário: