segunda-feira, 1 de março de 2010

DEFESA CIVIL - Conferência Estadual vai discutir desenvolvimento da Defesa Civil

Após a realização de conferências municipais de Defesa Civil em 29 cidades sergipanas entre os dias 13 de janeiro e 15 de fevereiro deste ano, na próxima quarta-feira, dia 3, acontece no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, a 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil. Com a participação de representantes de todos os municípios do estado e do Governo Federal, o evento antecede a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, que será realizada em Brasília de 23 a 25 de março.

Em Sergipe o foco dos debates estará na discussão das propostas elaboradas nas conferências municipais, na análise das ações de Defesa Civil a partir das regulamentações do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) e na própria reorganização do sistema, além da definição de diretrizes que fortaleçam a participação social no planejamento, gestão e operacionalização do Sindec.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, major José Erivaldo Mendes, cada município elegeu pelos menos três delegados para a etapa estadual. "Além desses, houve o critério do número de habitantes. Então, a cada cinco mil residentes a cidade poderia eleger mais um delegado. Aracaju, por exemplo, tem 40 delegados", explicou.

Segundo o major, a diversidade de opiniões terá destaque nas discussões. "Temos 50% dos delegados da sociedade civil, 30% de funcionários públicos e 20% de profissionais da Defesa Civil", acrescentou o major Mendes.

Programação

A programação inclui as palestras do próprio major Mendes, além da representante da Secretaria Nacional da Defesa Civil, a tenente-coronel Daniele Cunha. Às 11 horas acontecerá uma mesa redonda para discutir 'A Defesa Civil que temos e a que queremos'.

Para o major Mendes, os debates deverão girar em torno do diagnóstico da qualidade do serviço prestado atualmente pela Defesa Civil e de temas como a criação de um Fundo Nacional de Defesa Civil para facilitar o atendimento às emergências, e atualização da legislação da Defesa Civil, com a inserção do Sindec no texto constitucional.

Já no período da tarde, oficinas simultâneas vão discutir os eixos temáticos e definir as propostas que serão apresentadas. Às 19h haverá a eleição de 42 delegados 30 natos e 12 eleitos para participar da Conferência Nacional em Brasília, seguida da leitura e votação de moções. O dia intenso de trabalho termina com a elaboração e aprovação do relatório final dos debates.

Clique aqui para ver a programação completa da 1ª Conferência Estadual de Defesa Civ

Nenhum comentário: