sexta-feira, 19 de março de 2010

155 ANOS - Varal fotográfico do Trotamundos será exibido na Rua Viva

As fotos produzidas durante a oficina realizada com jovens da Coroa do Meio pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) em parceria com o Coletivo Trotamundos serão exibidas na forma de ‘Varal Fotográfico' durante a programação da Rua Viva. O evento acontece este sábado, dia 20, das 8h às 18h, na 13 de Julho, e integra as atividades da I Virada Cultural de Aracaju, realizada pela Prefeitura Municipal em comemoração ao aniversário da cidade.

A oficina multimídia ocorreu nos dias 5 e 6 de março, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves de Carvalho, e envolveu 30 adolescentes do Pró Jovem da Coroa do Meio. O objetivo foi revelar a pluralidade dos olhares sobre a cidade, produzir novos conceitos sobre modos de vida e trabalhar na perspectiva da inclusão social. As atividades incluíram palestras sobre aspectos teóricos e práticos da fotografia e saídas monitoradas para produzir imagens em pontos diversos de Aracaju.

Esse novo olhar sobre a cidade resultou em mais de 400 fotos - das quais cerca de 30 serão escolhidas para a exposição - e dois vídeos, sendo um slide show e o outro na forma de documentário. O varal fotográfico ficará na Rua Viva durante todo o sábado e os vídeos serão exibidos no cinema da Ponte do Imperador, das 8h às 00h, montado especialmente para a Virada Cultural.

Os jovens da Coroa do Meio terão a oportunidade de ver a repercussão do seu trabalho e interagir com o público durante a exposição. A Secom, em parceria com a Viação Progresso, vai levá-los até a 13 de Julho para participar das atividades da Rua Viva. "O retorno para a comunidade é uma etapa decisiva do projeto. Esses jovens terão a oportunidade de acompanhar o resultado do que produziram e, a partir daí, definir que espaço a fotografia vai ocupar em suas vidas", afirmou um dos integrantes do Coletivo Trotamundos, Alejandro Zambrana.

Expectativa

Na comunidade, o clima é de ansiedade e de muita expectativa. "Os meninos estavam perguntando o tempo todo quando seria a exposição. Estão todos ansiosos para ver tudo o que foi documentado nos passeios que eles fizeram pela cidade. Eles adoraram a experiência e ficaram muito felizes com tudo que aconteceu", afirmou a orientadora social da Cras Benjamin Alves de Carvalho, Iulná Maria de Almeida.

Segundo o secretário de Comunicação, Marcos Cardoso, o Coletivo Trotamundos despertou o interesse da Secom em realizar essa parceria para o aniversário da cidade porque vem se somar com a política de inclusão social que a Prefeitura já desenvolve. "Além de ser um projeto bonito esteticamente, ele valoriza as pessoas que geralmente não são incluídas nesse tipo de evento cultural", explica.

O projeto ‘Um Olhar sobre a Cidade' conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Viação Progresso e Instituto Recriando.

Coletivo

O Trotamundos, primeiro coletivo de fotógrafos de Sergipe, é formado por Alejandro Zambrana, Marcelinho Hora e Zak Moreira. O projeto agrega profissionais de diversas áreas, que buscam na fotografia uma ferramenta de intervenção social e de releituras do cotidiano.

Um uma ação inédita, o grupo realizou a exposição coletiva ‘Quem Faz a Foto' entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, na Sociedade Semear. A iniciativa, que contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, foi fruto de um projeto desenvolvido com moradores na Zona Norte da cidade, que haviam participado de oficinas de fotografia.

Nenhum comentário: