sexta-feira, 19 de março de 2010

CIDADE - PMA promove passeio turístico para crianças e adolescentes de programas sociais

Com objetivo de disseminar conhecimentos acerca da história da capital brasileira da qualidade de vida, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem promovendo passeios turísticos para crianças, adolescentes e idosos inseridos nos programas sociais. A iniciativa, que conta com parceria da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), vem acontecendo desde o dia 10 deste mês e se estende até o próximo dia 26, percorrendo os principais pontos turísticos de Aracaju, desde a Colina de Santo Antônio até a Orla de Atalaia.

Participam do passeio turístico crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ProJovem Adolescente e idosos dos Grupos de Convivência dos 15 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) espalhados nos cinco distritos da cidade. "Muitos lugares eu não conhecia. A história de Aracaju é linda, não podia imaginar que tantas pessoas lutaram para construir nossa cidade. Outra coisa interessante é a origem de Aracaju. Sempre que eu lembrar de arara e caju vou associar a nossa cidade", disse a integrante do Peti do Cras Benjamim Alves de Carvalho, Thalita Santos Romão, 11.

Segundo a educadora social do Cras Benjamim Alves de Carvalho, localizado no bairro Coroa do Meio, Onilda Ferraz, o passeio é uma verdadeira aula prática de cidadania. "A idéia principal desse city tour é fazer com que as nossas crianças, adolescentes e idosos atendidos nas unidades sociais possam resgatar a história da cidade e descobrir as personalidades que construíram a capital sergipana", ressaltou.

A educadora explicou ainda que os Monumentos da Sergipanidade e da Nacionalidade representam as figuras ilustres que fizeram a história da capital sergipana. "A história da nossa cidade está representada nesses monumentos, que resgatam os baluartes que fizeram parte dessa maravilha que é nossa capital sergipana", completou.

Para a guia de turismo Maria Divani dos Santos, esta é uma maneira de valorizar a cultura sergipana e divulgar as grandes potencialidades de Aracaju. "Essas crianças e adolescentes estão tendo a oportunidade de conhecer a história da sua cidade e também resgatar a beleza da cultura sergipana. A gente percebe o quanto essas crianças e adolescentes ficam curiosos para saber como de fato aconteceu a fundação da capital e quais foram as contribuições de cada figura ilustre que fizeram a história de Aracaju", destacou.

Nenhum comentário: