segunda-feira, 15 de março de 2010

155 ANOS - Prefeitura realiza grande passeio ciclístico

Aracaju realizou uma das principais etapas das comemorações do aniversário de 155 anos e deu um grande exemplo para todo o país. Na manhã deste domingo, dia 14, um número recorde de cinco mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, se reuniu para passear de bicicleta pelas ruas da cidade e demonstrou seu compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida.

O 3° Passeio Ciclístico da Cidade - um dos maiores realizdos até hoje no Brasil - iniciou na Colina do Santo Antônio e seguiu até a Passarela do Caranguejo, na praia de Atalaia. O percurso incluiu os principais pontos históricos e turísticos de Aracaju, como: Mercado Municipal, Ponte do Imperador, praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Tobias Barreto, bairro Jardins e Coroa do Meio.

Durante o trajeto vários pontos de distribuição de água foram instalados. Em frente ao Parque Augusto Franco (Sementeira) e ao estacionamento da Passarela do Caranguejo, um chuveiro refrescava os ciclistas. Todo o caminho foi acompanhado por equipes do Samu 192 e a comissão organizadora distribuiu kits de segurança para os participantes, com capacetes e sinalizadores traseiros. Na chegada, houve sorteio de 120 bicicletas e apresentações de artistas locais.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, que participou de todo o percurso, é preciso que as pessoas introduzam no seu dia-a dia-a prática de uma vida saudável. "A bicicleta é um meio de transporte que nos dá a condição de ser a cidade da qualidade de vida. Assim vamos continuar esbanjando simpatia por todo país, pois todos que aqui chegam não querem sair. Nossa meta é preparar Aracaju para o futuro com saúde e bem-estar para o cidadão", ressaltou.

Edvaldo divulgou ainda que no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, haverá um novo passeio ciclísitico. "Em datas comemorativas vamos realizar um grande evento como esse. A população pode se preparar para participar do passeio ciclístico no dia 1º de maio e nas festas juninas", avisou.

Participantes

O estudante de direito e jornalista Arturo Paganini, habituado a percorrer toda a cidade de bicicleta, participou de todo o percurso. "Eu ando de bicicleta diariamente, vou ao trabalho e à universidade. Aracaju está crescendo muito em relação às ciclovias e é importante dizer que geograficamente a cidade permite que o ciclista ande de bicicleta, pois não temos ladeiras e os locais são próximos. As ciclovias são bem centralizadas, bem distribuídas e isso ajuda o percurso que a gente faz indo à praia ou ao centro", observa.

Arturo, que já foi de bike para Maceió, Salvador, João Pessoa e fez ainda o caminho de Santiago de La Compostela, na Europa, parabenizou a iniciativa da Prefeitura em realizar o Passeio Ciclístico. "A atitude municipal de organizar o passeio foi sensacional, pois reúne pessoas de todas as partes, idosos, crianças e jovens, seja do sexo feminino ou masculino", enfatiza o estudante.

Quem também não perdeu o passeio foi a técnica em enfermagem Maria Ilna dos Santos, que também faz da bicicleta seu meio de transporte pelas ruas de Aracaju. "A bicicleta faz parte do meu dia-a-dia, saio de casa no bairro Grageru e sigo até meu local de trabalho, que é o Hospital de Urgência de Sergipe [Huse]", conta.

Ilna também ressaltou a necessidade de conscientizar a população sobre a importância dos hábitos ecologicamente corretos. "Aracaju é uma cidade que dá para percorrer de bicicleta. Assim dou minha contribuição ao mundo, pois não poluo o meio ambiente e ainda pratico atividade física. Espero que essa iniciativa da Prefeitura incentive as pessoas a utilizarem mais a bicicleta e deixem seus carros em casa", sugere.

O pulgilista baiano Acelino Freitas, o Popo, também participou do passeio e ajudou o prefeito a fazer a entrega das biciletas sorteadas. "Esse foi um grande presente de aniversário para Aracaju. Esporte é lazer e saúde e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa", comenta.

O proprietário da Torre Empreendimentos, José Antônio Torres, relatou que não poderia ficar de fora do evento, já que é parceiros da Prefeitura de Aracaju. "A Torre não poderia ficar de fora dessa festa no aniversário de 155 anos da cidade", comemorou.

Mobilidade urbana

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vem incentivando o uso da bicicleta como principal meio de transporte alternativo da cidade, rumo à melhoria da mobilidade urbana. "Crescer com qualidade é o nosso principal projeto. O uso da bicicleta vai trazer vantagens coletivas e para o meio ambiente, já que não é poluente e ocupa pouco espaço. Considerando o trânsito urbano, esse é um meio mais rápido, e faz bem para o corpo", afirma o coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda. Para Fabrício, esse passeio foi o mais marcante que Aracaju já assistiu.

Segundo o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, uma média de cinco mil pessoas participaram da terceira edição do passeio ciclístico, sendo que três mil se inscreveram pela internet e as demais compareceram sem fazer inscrição. "Hoje o pedido que mais ouvi foi de que o passeio seja realizado mensalmente. Aracaju, além de ser a capital brasileira da qualidade de vida, é a capital brasileira da bicicleta", observa.

Samarone informou ainda que a cidade possui mais de 50 quilômetros de ciclovias espalhadas pelas principais avenidas e que esse montante deve crescer. "O prefeito já determinou que a gente realize a recuperação de alguns pontos e solicitou a construção de mais ciclovias. A idéia é que, até o final da administração do prefeito Edvaldo Nogueira, a cidade seja coberta de ciclovias", divulga.

Apoiaram a Prefeitura de Aracaju no 3º Passeio Ciclístico: TV Sergipe, construtoras Cosil, Celi e Norcon, Torre Empreendimentos, Boa Luz, GBarbosa, Mulserv, Atacadão, Extra, Água Indiana, Setransp, Porto Seguro Seguradora, Magazine Bike Show, Unimed, Ciclo Urbano, Aracaju Pedal Livre, Água Mineral Cristal, Federação Sergipana de Ciclismo, entre outros.

Nenhum comentário: