quarta-feira, 3 de março de 2010

POLÍTICA - Dr. Emerson fala sobre possibilidade de paralisação dos médicos

"A profissão de médico deixou de ser sacralizada, para ser sacrificada", disse o vereador Emerson Ferreira (PT), na sessão plenária desta quarta-feira, 3/3, ao fazer um breve comentário sobre a desvalorização sofrida pela categoria. "Ainda trabalhamos e recebemos com base na tabela da Associação Médica Brasileira (AMB) de 1992. Em 2004, por sua vez, a consulta passou a custar 38 reais, depois de uma decisão entre os convênios, sem antes discutir com os médicos sobre reajuste anual ou correção. Mas tem convênios que não pagam nem 38 reais pela consulta", informou o parlamentar.

Dr. Emerson aproveitou para falar sobre uma reunião realizada pela categoria na Sociedade Médica de Sergipe (Somese) para deliberação do movimento de valorização do trabalho médico com consulta no valor de R$ 80 para todos os convênios. "Dia 5 de abril, a categoria planeja fazer uma paralisação em protesto contra a remuneração indigna que estes profissionais recebem, caso os convênios não atendam a reivindicação no prazo de 30 dias", afirmou o vereador do PT, exemplificando que após a luta de vários funcionários, a Petrobrás reconheceu a importância da classe médica e está pagando o valor preconizado desde janeiro de 2010.

Em aparte, o vereador Nitinho (DEM) parabenizou a iniciativa do colega de Parlamento e disse que esse tipo de reivindicação já deveria ter sido atendida. " A classe precisa ser valorizada, além disso vários médicos deixaram de atender pelos convênios e isso gera dificuldade de os usuários encontrarem um especialista. Quem também sofre é a população", declarou o demista.

Para Fábio Mitidieri (PDT) os planos de saúde precisam fazer uma negociação urgente para que o povo não seja prejudicado. "É preciso pleitar logo o reajuste, pois hoje ele é muito inferior", acrescentou.

Já o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) falou sobre as despesas, inclusive impostos altos, que os médicos têm de arcar quando montam uma clínica. "É uma afronta o médico receber esse valor. O paciente e classe médica não são culpados deste absurdo ", afirmou.

O parlamentar do PSC, Jailton Santana confirmou que "quem tem um plano de saúde, está tendo muita dor de cabeça, pois os médicos estão pedindo descredenciamento do plano".

Nenhum comentário: