quarta-feira, 3 de março de 2010

ARACAJU 155 ANOS - Passeio Ciclístico mobilizará sociedade civil

Preocupada com a qualidade de vida dos cidadãos e engajada na discussão mundial sobre mobilidade urbana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem investindo numa forma alternativa de transporte. Em comemoração aos 155 anos da cidade, o município vai promover um passeio ciclístico com a participação de mais de 2.000 pessoas, segundo estimativa da organização do evento.

O passeio acontece no dia 14 de março e a concentração será na Colina do Santo Antônio. A saída está marcada para as 7h30 e o percurso incluirá os principais pontos históricos e turísticos de Aracaju, como: Mercado Municipal, Ponte do Imperador, praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Tobias Barreto, avenida 13 de Julho, bairro Jardins, Parque Augusto Franco (Sementeira) e Coroa do Meio, chegando à Passarela do Caranguejo.

"O passeio comemora os 155 anos de Aracaju, despertando nas pessoas o sentimento de pertencer e se identificar com a cidade. A intenção é despertar o orgulho de ser aracajuano, porque a gente só respeita e cuida do que conhece", declara a coordenadora de Educação para o Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Marieta Falcão.

A Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, vem trabalhando o uso da bicicleta como principal meio de alternativo transporte e melhoria da mobilidade urbana e. "Crescer com qualidade é o nosso principal projeto. Vislumbramos que o uso da bicicleta vai trazer vantagens coletivas e para o meio ambiente, já que não é poluente. Considerando o trânsito urbano, esse é um meio mais rápido, e faz bem para o corpo", afirma o coordenador de ciclomobilidade da SMTT, Fabrício Lacerda.

Apoio

No percurso do passeio serão montados três pontos de apoio: na antiga sede da PMA (Palácio Ignácio Barbosa), no Parque da Sementeira e no Farol da Coroa do Meio, onde será distribuída água para todos os participantes. Todo o trajeto será acompanhado por equipes do Samu 192 e serão distribuídos kits de segurança para os participantes, com capacetes e sinalizadores traseiros. Na chegada, os ciclistas participarão de sorteios e ainda vão poder descansar ao som de artistas locais.

Para receber o kit de segurança e participar dos sorteios, é preciso se inscrever no site www.smttaju.com.br ou entrar na página da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br) e clicar no banner do Portal da Mobilidade. O evento é aberto ao público e conta a participação de todas as secretarias do município, ONGs, empresas e escolas.

Peregrinos

O grupo Peregrinos, que desenvolve há 10 anos em Aracaju atividades de práticas esportivas, entre elas caminhada ecológica e ciclismo, também vai estar presente no passeio ciclístico em comemoração aos 155 anos da capital. A iniciativa surgiu a partir de um grupo de amigos preocupados em ampliar a qualidade de vida. Hoje o grupo se profissionalizou, tornou-se uma empresa e é credenciado na Associação Brasileira das Empresas de Turismo e Aventura (ABETA). A próxima aventura do Peregrinos vai acontecer neste sábado, 6, e domingo, 7, com destino a Mangue Seco.

Um comentário:

Luiza Campos disse...

A empresa Peregrinos não faz parte do quadro de associados da ABETA.