quinta-feira, 11 de março de 2010

MUNICÍPIOS - Déda inaugura sistema de abastecimento de água para povoados de Tobias Barreto

Menos de um ano após ter entregue a ampliação do sistema de abastecimento de água da sede de Tobias Barreto - ação que encerrou um período de quase três décadas de precariedade do fornecimento hídrico do local - , o governador Marcelo Déda voltou ao município nesta quarta, 10, para inaugurar o complemento daquela ação: um novo sistema de abastecimento de água voltado para milhares de pessoas de sete povoados tobienses e áreas dispostas ao longo da adutora do Jabiberi. Para a realização, que atende a uma das mais antigas reivindicações da população do município, o Estado investiu R$ 1.757.950,54.

O novo sistema de abastecimento compreendeu a instalação de 905 novas instalações prediais, assim distribuídas pelos povoados contemplados: povoado Jabiberi, 493 ligações; povoado Agrovila, 140 ligações; povoado Campo Pequeno, 75 ligações; povoado Gravatá, 18 ligações; povoado Tabua, 35 ligações; povoado Batatas, 20 ligações; povoado Cancelão, 98 ligações e mais 26 ligações para o trecho ao longo da adutora Jabiberi. Captada no rio Jabiberi, a água corre por uma rede com extensão total de 19.458 metros a uma vazão de 45 m³/h. A estrutura beneficiará uma população de cerca de quatro mil pessoas.

Saúde, conforto e dignidade


O governador lançou o sistema de abastecimento em cada um dos povoados contemplados e tambem inaugurou a Estação Elevatória de Água Tratada que centralizará a rede. No povoado Cancelão, Déda destacou a importância das inaugurações. “Estamos entregando aqui justamente aquilo que muita gente prometeu mas não cumpriu. E nós estamos fazendo isso porque integramos uma administração que respeita e acredita no povo. E é por isso que estamos aqui, trazendo mais conforto, mais saúde e mais dignidade para as comunidades atendidas”, disse.

Déda tambem ressaltou que fez questão de realizar a inauguração em cada uma das localidades contempladas. “Muitos até poderiam duvidar que eu pudesse sair da capital para vir inaugurar uma obra em povoados do interior. Mas vim sim. E não vim só para visitar um povoado não: vim para seis. E fiz questão de vir aqui para poder olhar nos olhos de cada um que tinha que se deslocar quilômetros para pegar um balde d’água, de cada um que tinha que esperar por um caminhão pipa, de cada um que não tinha uma vida confortável por conta da falta d’água para poder dizer-lhes: essa água é de vocês”.

Já diante da população do povoado Campo Pequeno, Déda destacou a capacidade de realização do Governo de Sergipe. “Não viemos trazer promessas nem palavras. Viemos trazer saúde, higiene e dignidade para a casa de vocês. Viemos fazer inauguração e festa para oferecer a todos a coisa mais básica que uma pessoa deve ter em casa, que é a água. Me disseram que há mais de 20 anos que a população daqui espera por uma obra assim. E em três anos de Governo estamos aqui, inaugurando-a. Por isso nossa postura não é só a do discurso: é principalmente a da obra feita e entregue”, salientou.

Atenção inédita

No povoado Agrovila, por sua vez, o governador tambem destacou o sistema do abastecimento como a realização de uma demanda que atravessou várias administrações estaduais. “Sei que vocês pediram água a vários governadores. Mas foi hoje que a água chegou. E não chegou no discurso: chegou na prática. Por isso posso dizer que essa é a primeira vez que um governo olha para o povoado Agrovila”. Déda tambem atentou para a finalização de outra obra que o Governo de Sergipe está implementando no local: a recuperação do sistema irrigado do povoado. “Ninguem nunca veio aqui cuidar do projeto de irrigação. Mas estamos quase terminando e iremos inaugurar em breve. Queremos consolidar aqui um projeto agropecuário para que vocês possam ter melhores condições de vida”, disse.

No povoado Jabiberi, Marcelo Déda mais uma vez ressaltou o compromisso do Governo do Estado com as demandas da população. “Certa vez passei por aqui e vi um pessoal pegando água de um tanque na entrada do povoado. E esse pessoal me pediu para que eu fizesse um chafariz para eles não precisarem mais pegar água naquela lagoa. E me lembro de ter dito a eles: tenham paciência que a água vai chegar na sua casa. Cá estou eu para trazer essa água para vocês, a água que vocês sonharam e reivindicaram e que revela a nossa dedicação com o povo sergipano. E se algum dia perguntarem a vocês ‘qual é o discurso do governador’, não digam nada. Basta ligar a torneira de casa e mostrar a água que, com compromisso e muito trabalho, trouxemos para vocês”.

Após a visita ao povoado Jabiberi, Déda inaugurou nas proximidades a Estação Elevatória de Água Tratada de onde sairá a distribuição para os povoados. Com reservatório elevado com capacidade de 250m³, a estrutura possui vazão de bombeamento de 48,6 m³/h, poço de sucção de 30 m³ e unidade de tratamento constituída por três filtros ascendentes e três descendentes.

Gratidão

O prefeito de Tobias Barreto, Dilson de Agripino, frisou a importância da estrutura inaugurada pelo Estado no município. “O povo daqui sempre sofreu a angústia de um clima que maltrata animais, homens e mulheres. Esse sistema de abastecimento, portanto, é um sonho realizado para tantos tobienses que andam de lata d’água na cabeça e barris de água na carroça. Agradeço ao governador pela obra e peço a ele que contemple este povo, que se sente realizado por suas mãos”.

Os habitantes dos povoados presenciaram com grande satisfação o lançamento do sistema de abastecimento. No povoado Campo Pequeno, a dona de casa Josefa Maria de Jesus não conseguia esconder sua empolgação. “Temos água ótima, de qualidade, a toda hora. É o melhor presente que já ganhamos”, disse. No Jabiberi, o agricultor José Caetano Santos externou seu alívio diante da realização de um antigo desejo da comunidade. “A situação aqui era triste. Era de morrer de agonia. Agora, vamos ter água na torneira de casa, uma verdadeira maravilha. Essa obra só vai trazer melhorias para o nosso povo”.

Presenças

Prestigiaram as inaugurações o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Bezerra; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes; o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; o diretor presidente da Deso, Max Montalvão; o diretor presidente do DER, Antônio Vasconcelos; os deputados estaduais Rogério Carvalho e Mardoqueu Bodano e diversas outras autoridades.

Nenhum comentário: