quinta-feira, 11 de março de 2010

MERCADO DE TRABALHO - Beneficiários do Bolsa Família participam de cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Aracaju deu início aos cursos de qualificação profissional na área da construção civil destinados a beneficiários do Programa Bolsa Família. As primeiras turmas estão frequentando as aulas desde fevereiro no Serviço Social da Indústria (Sesi) do Augusto Franco e no Centro de Tecnologia Integrado da Construção Civil Governador Albano do Prado Franco. Das 34 mil famílias cadastradas no CadÚnico em Aracaju, 721 estão sendo beneficiadas neste primeiro momento.

Os cursos para formação de pedreiro polivalente de infraestrutura, pedreiro azulejistas, reparador predial, pintor predial, instalador hidráulico de infraestrutura, eletricista de baixa tensão, entre outras ocupações, estão inseridos no Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq). A iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de atender a demanda por mão-de-obra qualificada e garantir a transferência de renda para famílias mais vulneráveis. A execução é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria de Estado do Trabalho.

Segundo a coordenadora de programas especiais da Semasc, Telma Maria Teles Vieira, o Planseq é um programa de inclusão. "Nosso objetivo é a redução da pobreza, através da ampliação das oportunidades sociais, econômicas e culturais para as famílias beneficiárias do Bolsa Família. Isso acontece com o aumento da escolaridade, inclusão produtiva e melhoria das condições habitacionais", afirma.

Ainda de acordo com ela, muitas mulheres têm procurado os cursos. "A gente observa que as mulheres são maioria nesses cursos profissionalizantes. Cerca de 80% das beneficiárias do Bolsa Família estão inseridas nos cursos ofertados. Elas nunca estiveram tão em alta como agora. As mulheres estão mostrando a sua capacidade em todos os setores, principalmente na construção civil, que antes era uma área cominada pelos homens", avalia Telma.

Mudança

Para a usuária do Bolsa Família e aluna do curso de reparador predial, Patrícia Moreira, 27, esta é uma oportunidade única na vida de muitas mulheres. "Não acredito que agora irei realizar o meu sonho, poder construir a minha casa e fazer um trabalho que antes era voltado para o homem. Não poderia perder essa oportunidade de ter minha própria renda, só tenho a agradecer à Prefeitura de Aracaju", diz.

"É uma maravilha sentir que a mulher é capaz de tudo, não importa o tipo de trabalho que ela exerça. Faço questão de dizer para as outras mulheres que não se inscreveram ainda, para não perderem essa grande oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Além de sermos donas de casa e mães, nós podemos quebrar preconceitos e mostrar que podemos trabalhar na área da construção civil. Também somos capazes", declara a aluna do curso de pintora predial, Marli Gonçalves da Silva, 41.

Nenhum comentário: