quinta-feira, 18 de março de 2010

155 ANOS - Prefeito homenageia a cidade na Aracaju de Tototó

Aracajuanos e turistas de todas as idades puderam comprovar neste aniversário de 155 anos de Aracaju que a cidade é ainda mais bonita quando vista a partir dos rios Sergipe e Poxim. Cerca de 800 pessoas participaram na tarde desta quarta, dia 17, da Aracaju de Tototó, barqueata criado pelo jornalista Osmário Santos com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância de preservar o meio ambiente. Essa foi a sétima edição apoiada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, participou do desfile na lancha Verdes Mares, uma das 22 contratadas para o passeio. Mas antes do embarque, ele assinou o decreto-lei que oficializa a 'Aracaju de Tototó' como uma das atrações da programação oficial do aniversário da capital e a coloca no calendário turístico local. Edvaldo também cantou parabéns junto com a comunidade e cortou o bolo gigante em homenagem à cidade.

"Estou feliz em sancionar a lei de autoria da vereadora Miriam Ribeiro, que insere esse maravilhoso evento no calendário oficial do município, reconhecendo a importância da iniciativa do jornalista Osmário e de outros incentivadores, como o artista plático Zé Fernandes. Aliás, antecipo que Fernandes será homenageado com a Medalha do Mérito Cultural nas comemorações dos 155 anos da cidade. A barqueata ressalta nossos rios, em especial o Rio Sergipe, que foi um dos fatores que levou Ignácio Barbosa a trazer para aqui a nossa capital" lembrou.

Enquanto o público aguardava o início do cortejo às margens do rio Poxim, no bairro Inácio Barbosa, a animação ficou por conta de uma banda de frevo e das famílias que realizavam festas comunitárias para aproveitar o feriado. A Prefeitura deu todo o apoio com toldos, mesas, cadeiras e um palco, onde Erivaldo de Carira e Iracema do Forró, também contratados pelo município, receberam os participantes com muito arrasta-pé ao final do passeio.

Passeio

A bordo dos barquinhos conhecidos como tototós, por causa do som característico emitido pelos seus motores e popa, o público vibrou com o pôr-do-sol, que ressaltou as cores e as formas de Aracaju. "É um privilégio poder realizar mais uma vez essa barqueata durante as festas em comemoração à fundação do nosso município, quando nós alertamos a população e as autoridades para que se tome cuidado com a degradação dos nossos rios e manguezais", frisou Osmário.

Um atrás do outro, os tototós cruzaram o bairros Inácio Barbosa, onde passaram sob a ponte Juscelino Kubitscheck, ao lado do Parque dos Cajueiros, que será reformado por meio do Sergipe Capital, um programa do Governo de Sergipe em parceria com a Prefeitura de Aracaju que irá aplicar R$ 150 milhões em obras na cidade. "É com essa e outras ações conjuntas que buscamos melhorar ainda mais a qualidade de vida e preparar Aracaju para o futuro", lembrou Edvaldo.

Seguindo ao norte, os participantes passaram sob a ponte Godofredo Diniz, onde era realizada a Copa Aracaju de Jetski, patrocinada pela Prefeitura. Atletas e público acenaram para o prefeito, agradecendo o apoio ao esporte. Na sequência, a comitiva fluvial avistou à esquerda, a 13 de Julho, e à direita, o município Barra dos Coqueiros, seguindo até a ponte que liga os dois municípios. A música ficou por conta da Orquestra Sanfônica de Aracaju, que estava a bordo do catamarã Parnamirim.

No retorno as embarcações margearam o Centro de Aracaju, quando se pôde observar pontos históricos, como a Ponte de Imperador e a praça Fausto Cardoso. Edvaldo desembarcou em frente à praça Getúlio Vargas para cumprimentar os primeiros atletas que concluiram a Corrida Cidade de Aracaju, cuja premiação dos vencedores aconteceu no ínício da noite.

Presenças

Além do prefeito Edvaldo Nogueira, prestigiaram o evento diversos secretários municipais, a exemplo o presidente da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju), Waldoilson Leite, e vereadores, como Miriam Ribeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju.

Nenhum comentário: