quarta-feira, 3 de março de 2010

CIDADE - Creche do bairro América será inaugurada este mês

Como parte dos eventos programados pela Prefeitura de Aracaju para festejar os 155 anos da capital, a inauguração da creche do bairro América está sendo aguardada com asiedade pela população. Localizada na esquina entre as ruas Haiti e Groenlândia, a nova unidade representa um investimento de R$ 1.124.854,18 na melhoria da educação através da ampliação da rede municipal de ensino. A inauguração acontecerá ainda este mês.

A creche do bairro América será a 20ª da rede pública municipal e a primeira construída na região. A unidade funcionará das 6 às 18 horas e terá capacidade para atender aproximadamente 110 crianças da comunidade e adjacências. O prédio tem 1.157 m² e conta com três salas de aula para crianças acima de dois anos e dois berçários para bebês de 0 a 24 meses, além de um lactário construído em anexo.

De acordo com Rosana Amaral, coordenadora da unidade, todas as salas, além de arejadas, possuem banheiros. "Tudo foi planejado para oferecer conforto e segurança às crianças atendidas. Cada sala terá duas assistentes, o que implica dizer que as crianças não sairão da visão delas. Além disso, todas as janelas são amplas e as áreas são ventiladas. A área externa é dotada de gramado. Preservamos também uma mangueira nos fundos do prédio. Assim que a obra for inaugurada, iremos colocar plantas nas áreas livres. Dessa forma, garantimos às crianças um contato maior com a natureza", conta.

O espaço possui ainda três salas para suporte pedagógico, amplo refeitório dotado de cozinha de apoio, cozinha adjacente com depósitos individuais para alimentos, banheiros, vestiários masculino e feminino, duas salas multiuso para realização de reuniões, festas e confraternizações, área de serviço coberta e descoberta, entrada exclusiva de serviço, além de condicionamento externo para resíduos.

Projeto

De acordo com o engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) Geraldo Santana, responsável pela obra, o aproveitamento do terreno foi completo. "No início da construção, percebemos que havia um desnível no terreno. O projeto foi reformulado e ampliado em quase 500 m². Com isso, o espaço que seria desperdiçado foi aproveitado em formas de depósitos e áreas de circulação", ressalta.

Para o presidente da Emurb, engenheiro Paulo Costa, a creche do bairro América é um marco não apenas para a administração municipal, mas, principalmente, para a qualidade do ensino de base. "O espaço encanta à primeira vista. Elementos lúdicos são apresentados por toda sua área e em diversas cores, o que torna o ambiente mais suave. Temos certeza de que todos os pais terão orgulho e ficarão tranquilos em deixar seus filhos nessa unidade", afirma.

Segurança e acessibilidade

Segundo ele, durante a construção da creche, a preocupação com a segurança e a acessibilidade esteve sempre presente. "Todo o prédio é murado e após a conclusão será instalada cerca elétrica. Nas três entradas, foram construídas rampas. Piso tátil, barras, portas maiores que as normais e banheiros exclusivos complementam os recursos para garantir a acessibilidade e facilitar o deslocamento de pessoas com deficiência física", destaca Paulo Costa.

Um comentário:

Edvânia Rocha disse...

Boa tarde Marcos,adorei a matéria,mas será que você sabe me informar quando está creche vai estar funcionando para as crianças já matriculadas?Matriculei minha filha, acreche já foi inaugurada, mas até hj não sei quando elA VAI FUNCIONAR.O que está faltando?

Grata pela atenção!