sexta-feira, 19 de março de 2010

SAÚDE - ‘Bem Mulher’ beneficiará população feminina de Carira neste sábado

Mais uma edição do programa “Bem Mulher”, a segunda do ano, será realizada neste sábado, 20, a partir das 8h. O município beneficiado será Carira, situado no Agreste sergipano a cerca de 106 quilômetros da capital. As atividades, que seguirão até as 17h, vão acontecer na Escola Estadual Arthur Fortes, no centro da cidade.

No local, as mulheres de 25 a 59 anos terão acesso a serviços de saúde voltados, principalmente, para prevenção do câncer de colo uterino e de mama, com a realização de exames de lâmina (Papanicolau) e do diagnóstico clínico da mama. O teste rápido para detecção do HIV (vírus da Aids) também compõe a oferta.

Antes, todas as mulheres cadastradas participarão de oficinas que abordam diversas temáticas ligadas à saúde da mulher, entre elas, doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. Aquelas cidadãs que, inclusive, manifestarem o desejo de realizar a laqueadura tubária (cirurgia para esterilização definitiva), ou fazer a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), terão o devido encaminhamento.

Para a edição do ‘Bem Mulher’ deste sábado, a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), instituição encarregada de executar o programa, informou que a expectativa é atender 600 mulheres em Carira. Desde o início das ações do programa, em março de 2009, aproximadamente 13 mil mulheres foram atendidas em 27 municípios do interior sergipano e no Presídio Feminino de Aracaju.

Nenhum comentário: