terça-feira, 9 de março de 2010

SAÚDE - Profissionais do Huse aderem à campanha de vacinação contra gripe pandêmica

O primeiro dia da campanha nacional de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) surpreendeu os responsáveis pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Somente nesta segunda-feira, 8, cerca de 200 funcionários procuraram o núcleo para receber a dose da vacina. Esta primeira etapa da campanha, que segue até o próximo dia 19, está voltada para profissionais de saúde e população indígena.

“Apesar da vacina ser nova, as pessoas estão conscientes da importância da imunização contra a gripe H1N1”, disse Geilde Silva, auxiliar de enfermagem do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais do Huse. No complexo hospitalar estão sendo disponibilizados dois postos para que os funcionários possam receber a vacina.

Uma das profissionais de saúde já imunizadas nesta segunda-feira foi a enfermeira do Centro de Oncologia do Huse, Cristina Azevedo. Apesar de ser avessa a injeções, ela procurou ficar livre da gripe pandêmica logo no primeiro dia da campanha. “Para cuidarmos dos pacientes com segurança temos que estar imunizados, e aqui no Huse nos expomos muito, pois o hospital é referência no tratamento de várias patologias”, afirmou Cristina Azevedo.

Campanha


De acordo com Sândala Oliveira, gerente de Imunizações da Vigilância Epidemiológica Estadual, somente para esta primeira etapa, Sergipe recebeu do Ministério da Saúde cerca de 32 mil doses destinadas à imunização dos profissionais de saúde e da população indígena.

Ao todo, a campanha será executada em cinco etapas. A segunda acontecerá a partir do dia 22 deste mês e seguirá até 2 de abril, tendo como público alvo as gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos. Mulheres que engravidarem após o período da segunda etapa poderão ser vacinadas durante as demais.

Já terceira etapa atingirá a população de 20 a 29 anos e ocorre entre os dias 5 e 23 de abril. A quarta etapa, de 23 de abril a 7 de maio, será voltada para idosos e ocorrerá junto à campanha de vacinação da gripe comum. Finalmente, a quinta etapa, de 10 a 21 de maio, atingirá a população entre 30 e 39 anos.

Nenhum comentário: