quinta-feira, 11 de março de 2010

DESENVOLVIMENTO - Sergipe dá mais um passo para a implantação da Zona de Processamento de Exportações

O caminho para a implantação da Zona de Processamento de Exportações de Sergipe (ZPE-SE) está mais curto. É que no início desta semana, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, apresentou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a documentação complementar para autorização de funcionamento da ZPE, que será implantada em uma área de 425 hectares, no município de Barra dos Coqueiros.

A área espacialmente delimitada servirá para receber indústrias que se comprometerão em exportar 80% de sua produção, e que em contrapartida serão beneficiadas com incentivos tributários e cambiais, além da simplificação de procedimentos aduaneiros. Constam no documento entregue ao MDIC o estudo preliminar de viabilidade econômica da Zona de Processamento e dados complementares sobre a infraestrutura do local, a exemplo da descrição do entorno da área, dados a respeito da disponibilidade de energia, abastecimento de água, meios de comunicação, saneamento, acessos rodoviários, e do porto que deverá ser utilizado para o escoamento da produção, tudo devidamente instalado e preparado para receber empresas exportadoras interessadas em se fixar na ZPE da Barra dos Coqueiros.

De acordo com Jorge Santana, a ZPE tem como um dos principais objetivos a elevação da participação de Sergipe nas exportações do Nordeste e do Brasil, o que por conseqüência reduzirá os desequilíbrios regionais e promoverá o desenvolvimento econômico e social. "A ZPE gerará empregos e ainda fomentará a aquisição e a produção de tecnologias, aumentando a competitividade das exportações sergipanas",

Ainda segundo o secretário, o MDIC deverá aprovar o funcionamento da Zona de Processamento de Exportação de Sergipe, para que a partir daí seja estabelecido um prazo para o início das obras de infra-estrutura. São considerados potenciais para integrar a ZPE os setores de alimentos e bebidas; têxtil e confecções; couro e calçados; construção naval e minero-químico. “Especial atenção está sendo dada a indústrias da cadeia de suprimento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural”, informou o secretário.

Nenhum comentário: