quinta-feira, 11 de março de 2010

SEXO - Encontro Temático debate direitos sexuais e aborto

Olhar a mulher de hoje não apenas como reprodutora, mas como uma cidadã que pode tomar decisões acerca da sua sexualidade. Essa foi a proposta de um dos eixos centrais do II Encontro Temático sobre Saúde da Mulher, promovido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O encontro aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 10, no Celi Praia Hotel, na Orla de Atalaia.

O evento faz parte da programação alusiva à Semana da Mulher e é resultado de uma parceria entre os Programas Municipais 'Saúde da Mulher' e 'DST/Aids' e o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps). "O encontro objetiva estimular o debate sobre os direitos sexuais e reprodutivos da mulher entre profissionais de saúde e a comunidade, trazendo à tona um tema que pouco tem sido discutido, mas que precisa ser valorizado", destacou a coordenadora do Programa 'Saúde da Mulher', Cristiani Ludmila Borges.

Um dos temas centrais do encontro foi o aborto, abordado em palestra ministrada pela Drª Aline Centurion Sobral. Ela falou sobre a importância da educação em saúde para a prevenção do abortamento inseguro, que tem causado muitos prejuízos à saúde das mulheres.

"Destacamos a humanização do atendimento à mulher, independente do quadro clínico que ela apresenta ao procurar os serviços de saúde. Apesar do abortamento ser crime e dos riscos que uma prática como essa pode trazer, é um direito da mulher receber um tratamento digno, pois o retardo no atendimento é a principal causa de morte materna", afirmou Aline Sobral.

Direitos

Em sua palestra, a integrante da ONG Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero Jô Menezes enfatizou os principais direitos sexuais e reprodutivos da mulher, estabelecidos na Conferência do Cairo, em 1994. "Entre eles, salientamos o direito da mulher de viver a sua sexualidade sem violência e com respeito as suas escolhas", disse Jô.

O coordenador do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, lembrou que o machismo, a violência e as desigualdades sociais tornam as mulheres vulneráveis às DSTs e aids. "Por isso é muito importante a parceria entre os programas de saúde, com o objetivo de garantir saúde universal e integral à mulher de Aracaju", pontuou.

Para o secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, o evento realizado pela SMS nessa quarta-feira foi importante pela relevância dos temas debatidos. "Os assuntos discutidos no encontro estão bastante presentes na problemática da saúde pública, sobretudo, a questão do abortamento, por sua frequência e impacto social e por ser uma das principais causas de morte entre mulheres jovens", ressaltou.

Nenhum comentário: