terça-feira, 14 de julho de 2009

APAE - Convênio entre Governo e Apae assegura funcionamento da instituição

Para garantir os direitos sociais de crianças e adolescentes com necessidades especiais e seus familiares, o Governo de Sergipe e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae) firmaram um convênio no final da tare da última segunda-feira, 13, garantindo a transferência de recursos do Estado para a instituição, que passa por uma grave crise financeira. A assinatura foi realizada pela secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, Conceição Vieira.
O convênio contempla o projeto 'Acolher' apresentado pela Apae para dar suporte a famílias de todo o estado que se deslocam a Aracaju em busca de tratamentos, levando-as a mudar seus hábitos. É o caso de pais que deixam suas atividades profissionais para acompanhar seus filhos, por exemplo. No total, serão destinados R$ 68,6 mil distribuídos num período de oito meses e divididos em quatro parcelas iguais e bimensais de R$ 16.815,67, levando em conta a contrapartida da instituição de 2% do total de recursos.
O documento prevê a reforma de ambientes, compra de equipamentos, ações socioeducativas (palestras, grupos de convivência, oficinas pedagógicas) e formação de grupos de inclusão produtiva (cursos de formação profissional para as mães dos assistidos).Assim que assumiu o comando da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), a secretária Conceição Vieira discutiu com o governador Marcelo Déda sobre a situação difícil de algumas entidades no estado, a exemplo da APAE. De pronto, o governador autorizou a ajuda financeira, mesmo com outros compromissos orçamentários previstos para este ano.
“Assim que tivemos a autorização do governador, procuramos a Apae, que encaminhou o projeto. Em princípio ele será atendido até dezembro de 2009, com garantia de renovação para todo o ano de 2010. É um compromisso de Governo fazer cumprir a política de assistência para crianças e adolescentes com necessidades especiais assistidos por essa instituição, que tem 41 anos de compromisso social muito grande, de trabalho dedicado à inclusão de pessoas com deficiência”, observou Conceição Vieira.
Segundo Elizete Santos, mãe de uma criança especial, os recursos chegaram em boa hora, tendo em vista a grave crise financeira que atravessa a APAE. “Esse convênio é muito importante porque está beneficiando nossas crianças. Estávamos precisando muito de ajuda para que a Apae não fechasse suas portas, o que seria um prejuízo imenso os assistidos. A ajuda do Governo mostra a sua sensibilidade e compromisso com a população”, enfatizou Elizete.
“A assinatura desse convênio demonstra o que é verdadeiramente gestão pública. É a primeira vez na história que um secretário de Estado nos visita, o que mostra o compromisso do governador Marcelo Déda com as pessoas excepcionais e com a preservação da nossa instituição", destacou Homero Filizola, presidente da Apae.
Após a solenidade de assinatura do convênio, a secretária Conceição Vieira conheceu, juntamente com a equipe de técnicos da Seides, todas as instalações da Apae. Dezenas de jovens assistidos, familiares e funcionários da instituição, além da vereadora Rosângela Santana, participaram do evento.

Nenhum comentário: