quinta-feira, 30 de julho de 2009

CONFERÊNCIA - Política de Assistência Social é discutida durante conferência municipal

Depois de ser aberta pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a VII Conferência Municipal de Assistência Social teve sequência na tarde desta quinta-feira, 30, com uma mesa redonda. Durante o evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, falou sobre ‘Controle Social e a Política de Assistência Social no município de Aracaju'.

Segundo ela, a política de assistência social vem passando por transformações significativas. "Passamos por mudanças importantes e uma delas foi o direito a voz que o usuário passou a ter. Essa foi uma conquista histórica e fundamental porque começamos a ouvir o usuário que vive o cotidiano da política de assistência, seja nos Centros de Referência da Assistência Social, Centros Especializados da Assistência Social ou na central de atendimento do Bolsa Família", ressaltou a secretária.

O representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Renato dos Santos Paula, abordou o tema ‘Gestão Participativa no SUAS: significado'. Para ele, Aracaju conseguiu mobilizar um grande número de usuários. "A mobilização foi formidável e estou muito otimista porque Aracaju captou bem o tema deste ano e trouxe efetivamente o usuário para o debate. Pudemos observar uma grande movimentação de usuários, o que comprova que foi feita uma mobilização muito positiva para ampliar a participação da população, e isso é de fundamental importância para a conferência", destacou.

De acordo com Renato, as conferências municipais são de grande relevância para a consolidação da política de assistência social. "É o município que delibera o rumo que a política deve tomar e, no entendimento do Conselho Nacional de Assistência Social, a conferência municipal é indispensável. Além disso, é nas cidades que a política é executada junto à população", completou.

A diretora do Departamento de Gestão do SUAS, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Simone Albuquerque, falou sobre a ‘Participação no SUAS: estratégias. "Todos nós temos o direito de participar da política de assistência social, por isso estamos tentando construir a efetivação desses direitos e romper com o modelo de assistencialismo", destacou.

Programação

Nesta sexta-feira, 31, os trabalhos da VII Conferência continuam durante todo o dia:
8h - Esclarecimentos acerca da metodologia dos trabalhos em grupo9h - Trabalhos em grupo12h30 - Almoço14h - Plenária Final15h - Eleição de delegados para a conferência Estadual17h30 - Encerramento da VII Conferência

Nenhum comentário: