quinta-feira, 30 de julho de 2009

CONFERÊNCIA - Edvaldo Nogueira abre Conferência Municipal de Assistência Social

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou no final da manhã desta quinta-feira, dia 30, da abertura da VII Conferência Municipal de Assistência Social, no hotel Aquarios. Com o tema ‘Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social e Cidadania (Suas)', o evento irá discutir os principais avanços e desafios no âmbito do controle social do Suas até a próxima sexta-feira, dia 31.
A conferência tem como objetivo escolher os delegados que participarão da etapa estadual, a ser realizada entre os dias 16 e 18 de setembro deste ano. Na oportunidade, serão tiradas as diretrizes para encaminhamento na Conferência Nacional, realizada no mês de dezembro, em Brasília. Cerca de 250 pessoas participaram do encontro, entre delegados e representantes da sociedade civil.

"Um dos motivos da elevada participação desse trabalho tão eficiente, de termos usuários como assistimos aqui, é porque a Prefeitura de Aracaju nunca politizou nem partidarizou a assistência social. Nunca deixamos a interferência política comandar a assistência social; ela é uma política pública que segue a lei de forma muito efetiva e isso é fundamental", ressaltou o prefeito.

Participando da mesa de abertura dos trabalhos, o representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Renato Francisco de Paula, disse ter ficado impressionado com a amplitude do encontro municipal. "Aqui existe um equilíbrio muito grande entre gestores, trabalhadores da área e usuários, o que não tem acontecido em outros lugares do Brasil", observou.

Para a usuária do Suas e delegada da conferência municipal, Maria Anália de Jesus, o Sistema Único da Assistência Social é um ponto forte no trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. "O Suas veio pra melhorar muita coisa, ele unificou as políticas de assistência social, ficou um negócio plano, linear", ressaltou.

O evento vai até amanhã e contará com a participação de 212 delegados escolhidos nas pré-conferências, realizadas nos cinco distritos da cidade. A programação conta com mesa-redonda, discussões, trabalhos em grupo e debates, de acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Ferreira. A promoção é do Conselho Municipal da Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc).

Política de direitos

Logo depois da solenidade de abertura, aconteceu a palestra com doutora em Serviço Social e professora da Universidade Pontifícia Católica (PUC) de São Paulo, Aldaíza Sposat, que falou sobre dois pontos primordiais no atendimento ao usuário da assistência social. "Destinatário carente ou cidadão e cidadã de direitos, igualdade e autoridade, estas são palavras que andam soltas ou na maioria das vezes trocam os sentidos. Com o mesmo direito de poder, elas deveriam andar juntas, porque a política de assistência social é uma política de direitos e respeito", ressaltou.

A palestrante retratou ainda sobre os avanços na área de assistência social em todo país. "Posso dizer que a assistência social é vista como uma política democrática de proteção de direitos e, com isso, já tivemos um avanço enorme. Esse espaço aberto que estamos participando nesse dia, com a participação dos trabalhadores da assistência social e dos usuários, é uma vitória", destacou.

Para a diretora da Semasc, Edvaneide Paes de Lima, a conferência é uma luta de todos os que fazem a política da assistência social no município de Aracaju. "Este é um momento único, precioso para todos nós e os usuários da assistência social. É isso que podemos chamar de controle social e participação popular", afirmou.

O integrante do ProJovem Adolescente do Cras Santa Maria, Iranildo Bispo dos Santos, aprovou o espaço de discussões e se comprometeu a levar o que aprendeu para sua comunidade. "Quando se falava em assistência social, era comum pensar que só as pessoas leigas no assunto podiam participar e hoje vejo que as crianças e os adolescentes fazem parte desse processo também", comemorou.

Nenhum comentário: