terça-feira, 14 de julho de 2009

DROGAS - Estado capacita profissionais para fortalecer combate às drogas nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está realizando nesta terça-feira, 14, uma capacitação para discutir com profissionais da educação estratégias de prevenção e combate ao uso de drogas. Os trabalhos acontecem no auditório da Codise até as 17h com as presenças de secretários de Estado, diretores e coordenadores de instituições de ensino. O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes Lima, participou da abertura do evento.

“A questão do uso de drogas é um mal que tem crescido entre os jovens e não podemos ficar de braços cruzados. Por isso, o Governo de Sergipe está promovendo este debate para qualificar educadores e levar esta discussão para a sala de aula, envolvendo a sociedade como um todo no combate ao uso e ao tráfico de drogas no ambiente escolar”, declarou o professor Lima.

No turno da manhã a professora paulista Helena Maria Becker Albertini, especialista em adolescente e prevenção de uso de drogas, proferiu a palestra 'O uso de drogas: O quê? E como prevenir?' e ressaltou a importância da prevenção.

“O trabalho de prevenção é fundamental e deve ser debatido incessantemente nas escolas. Todo professor deve ser capaz de criar alternativas que ajudem o aluno a fazer escolhas saudáveis e que proporcionem prazer sem causar prejuízos a sua integridade física e mental”, declarou a professora. Os trabalhos prosseguem esta tarde com a oficina 'Como construir um plano de prevenção na escola'.

Parcerias

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Izabel Ladeira, a meta é formar multiplicadores. "Eles estarão aptos a discutir soluções e saídas para combater o consumo de drogas. A informação e o diálogo já são um grande passo para isso”, comentou a diretora.

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Conceição Vieira, participou do evento e comentou a importância de se criar uma força-tarefa para combater as drogas. “Essa iniciativa da Seed é louvável, pois não podemos ficar alheios a esta epidemia que tem afetado nossa juventude, que é o uso das drogas. Precisamos de profissionais que, de forma solidária, saibam abordar com equilíbrio o usuário e possam mostrar a ele novas perspectivas de vida”, disse a secretária.

Ações

A Seed já vem executando em algumas unidades de ensino ações de combate às drogas. Um exemplo é o Colégio Estadual Barão de Mauá, que está inserido no programa Cidadania e Paz nas Escolas. Segundo a coordenadora do Barão de Mauá, professora Ângela Pinto, os efeitos do programa são notórios através do comprometimento dos alunos nas atividades escolares.“Já colocamos em prática ações como essas discutidas hoje neste evento e elas têm gerado bons resultados, pois nossos alunos são nossos parceiros no combate ao uso e tráfico de drogas na comunidade escolar”, declarou a professora.

Na opinião do professor Josué Cândido Junior, da Escola Estadual Antônio Fontes Freitas, a Seed deu o pontapé inicial na criação de um movimento no ambiente escolar de conscientização e prevenção ao uso de drogas. “Esse é um momento inicial de conversa para que possamos levar os conhecimentos adquiridos aqui para os outros professores e, sobretudo, para os alunos, e evitar a banalização do consumo de substâncias tóxicas pelos jovens”, disse o professor.

Nenhum comentário: