quarta-feira, 15 de julho de 2009

EUNICE WEAVER - Representante do TCE conhece trabalho das creches de Aracaju

Dando continuidade à série de visitas a projetos sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) viabilizados por meio de convênios com a Sociedade Eunice Weaver, mais duas escolas municipais e um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foram visitados na tarde desta quarta-feira, dia 15. "Depois de anteciparmos a entrega dos documentos referentes aos contratos celebrados, fizemos questão de mostrar o alcance social dos nossos programas e a utilidade dos recursos que foram aplicados nessas áreas", destacou o secretário Chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg.

Bosco e a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina, visitaram as unidades da PMA acompanhados do procurador geral do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), João Augusto dos Anjos Bandeira de Melo. O representante do órgão fiscalizador estadual conheceu a estrutura física e os relevantes trabalhos sociais desenvolvidos nas creches das escolas João Paulo II, no Santa Maria, e Nunes Mendonça, na Coroa do Meio, e no Cras Santa Maria.

"Tudo que foi apresentado tem se mostrado com uma boa estrutura. É importante que o órgão de controle tenha essa visão de como as coisas ocorrem na prática", comentou João Augusto, que também participou das visitas realizadas pela manhã, reconheceu o empenho do município em dar transparência à aplicação dos recursos públicos. "É muito salutar essa iniciativa da Prefeitura de mostrar os programas. Importante até para que a população tenha conhecimento do trabalho que vem sendo realizado", destacou.

Creches

Ao todo, 122 ‘educadores assistentes' contratados através da ONG Eunice Weaver atuam junto às crianças nas creches da Prefeitura de Aracaju. "Cada um trabalha oito horas diárias e é responsável por 15 menores", explica a secretária Tereza Cristina. Os profissionais têm a formação adequada e foram contratados para dar suporte aos professores que atuam nas creches, cuidando das crianças de zero a três anos de forma pedagógica.

O serviço garante a tranquilidade de mães como Givanice de Souza Lima, 24 anos, que foi buscar sua filha, Mariana Lima, 3, na Escol aNunes Mendonça, enquanto acontecia a visita do representante do Tribunal de Contas do Estado. "Para mim está sendo ótimo! Antes eu tinha que pagar alguém para cuidar de minha filha", lembra Givanice, que trabalha como balconista em uma loja no Centro da cidade. "Bem cedinho já deixo a Mariana aqui e só pego no final da tarde", conta.

Cras

Já no Cras Santa Maria, João Augusto encontrou vários jovens atendidos pelo Projovem Adolescente, além de idosos dos grupos de convivência da terceira idade. Assim como nos demais centros de referência da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), a unidade do Santa Maria desenvolve outros projetos como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Programa de Apoio Integral à Família (Paif). "Somente nessa unidade, que fica num bairro grande, são cinco mil famílias beneficiadas", destacou a diretora de Assistência Social da Semasc, Edivaneide Souza.

Nenhum comentário: