sexta-feira, 10 de julho de 2009

CHUVAS - Prefeitura interdita e monitora áreas de risco

Para a Prefeitura de Aracaju, a diminuição das chuvas não significa problema resolvido. Os trabalhos de interdição, monitoramento das áreas de risco e acompanhamento das famílias residentes em morros e encostas continuam sendo realizados com o mesmo empenho e seriedade.

Para cumprir essas tarefas as Empresas Municipais de Obras e Urbanização (Emurb) e de Serviços Urbanos (Emsurb), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Guarda Municipal, uniram-se à Defesa Civil Municipal e ao Corpo de Bombeiros.

Uma das maiores preocupações é com as habitações irregulares e com as famílias nelas residentes, que neste período ficam mais vulneráveis. Segundo a gerente de benefícios emergenciais da Semasc, Maria das Graças Oliveira, o bairro Santa Maria tem recebido atenção redobrada.

"Este ano, 503 famílias vítimas das chuvas receberam apoio da Prefeitura. Dessas, 248 eram moradoras do Santa Maria, onde continuamos fazendo o monitoramento das áreas de risco, como o Morro do Avião", afirma Maria das Graças Oliveira.

Novas casas

No momento, essas famílias estão alojadas nas casas alugadas pela PMA e lá esperam pelo fim das obras no bairro Novo, ao lado do Santa Maria, onde o município, em parceria com os governos estadual e federal, está construindo um grande pólo habitacional. Quando os serviços forem concluídos, as famílias serão encaminhadas para as novas casas.

"Como a situação nas áreas de risco está controlada, depois das interdições por parte da Defesa Civil e remoção e acolhimento das famílias pela PMA, cabe, agora, aos técnicos da Semasc fazer a inserção desse pessoal nos programas sociais", esclarece Maria das Graças.

Nenhum comentário: