sexta-feira, 3 de julho de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA - Ciosp garante atendimento de quase 100% das ligações

A empresa de telefonia responsável pela tecnologia do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) divulgou na última quarta-feira, dia 1º, os índices de qualidade que medem a precisão do atendimento deste serviço na Grande Aracaju. Os indicadores partem de um comparativo entre o antigo 190, que funcionava no Quartel Central da Polícia Militar e o Novo 190, que congrega em um mesmo espaço, além da PM, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e a Polícia Técnica.

De acordo com os dados da empresa, antes não existia um padrão de atendimento. Hoje, após a inauguração do Ciosp, os funcionários do call center atendem as ligação até o segundo toque do telefone. Para se ter uma idéia da melhoria, no antigo 190 apenas 33% das ligações eram atendidas, subindo para 97% após a instalação do Centro de Operações. Para isso, o número de atendentes subiu de nove para 16 por turno.

Segundo o gerente de atendimento do Ciosp, Eduardo Tavares, outros fatores que também contribuíram para elevar positivamente as estatísticas foi o aumento do número de linhas e a agilidade dos atendentes, que foram treinados especificamente para receber as chamadas da população. Eduardo lembrou que antes o sistema não produzia estatísticas, deixando o trabalho policial sem orientações científicas. No novo 190, todas as ligações são processadas e enviadas a um banco de dados que gera estatísticas como, por exemplo, tipos de crime por região da cidade.
Porém, a eficiência no atendimento gerou um déficit no trabalho específico da polícia.
A explicação é que com o fim da demanda reprimida, qualquer ligação feita hoje é atendida, gerando uma necessidade premente de aumentar o número de viaturas nas ruas. Em virtude dessa nova questão, o Centro de Estatística e Análise Criminal (Ceac) está preparando um relatório sobre a necessidade do número de viaturas em todas áreas da região metropolitana de Aracaju. "Atualmente, o problema de comunicação da população com o serviço de emergência foi completamente solucionado, restando agora distribuir as viaturas de acordo com as ocorrências na Grande Aracaju", informou Tavares.

Outra vantagem do atual sistema é que 100% das ligações são gravadas e identificadas, facilitando a localização de pessoas que passam trotes. Além disso, todas as ligações originadas de telefones são automaticamente vinculadas aos seus respectivos endereços. Em junho, dois homens foram presos em flagrante no momento em que tentavam, em Nossa Senhora da Glória, passar trotes para o Ciosp.

Agilidade

O Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) da Polícia Militar, através do coronel Maurício Yunes, já iniciou um trabalho para agilizar o tempo de resposta entre a chamada do cidadão e chegada da polícia no local do crime. O que ocorre é que o próprio sistema do Ciosp classifica as ocorrências por prioridades e aciona os policiais para atender as ocorrências de maior gravidade. "Entre um assalto a um comércio e uma reclamação de som alto a prioridade será sempre atender ao assalto", explica Yunes, lembrando que quase 50% das chamadas para o Ciosp, no final de semana, têm relação com poluição sonora.

Por conta dessa alta demanda de solicitações relacionadas à poluição sonora, o coronel ressaltou algumas ações da corporação para viabilizar o atendimento. “Estamos projetando um trabalho entre as polícias Civil e Militar para segmentar este atendimento em unidades especializadas das duas corporações. A idéia é liberar equipes motorizadas para atender às ocorrências de maior gravidade”, adiantou o secretário da Segurança Pública, João Eloy de Menezes.
Mesmo com o sistema trabalhando com prioridades, apenas 0,4% do total geral de ocorrências não são atendidas. O coronel explicou que o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, pretende colocar em prática nos próximos meses um projeto que vai ampliar a comunicação do Ciosp com todas as viaturas da região metropolitana, facilitando o acompanhamento em tempo real da ocorrência.

"Temos que exaltar que a presença da polícia nas ruas permitiu que o número de crimes apresentasse um decréscimo substancial nos últimos dois meses. Para se ter uma idéia, se compararmos os meses de maio e junho de 2009 com o mesmo período do ano passado temos uma redução de 61%", explicou João Eloy.

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