segunda-feira, 27 de julho de 2009

GRIPE A - Governo discute prevenção à Gripe A nas escolas públicas

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, em seu gabinete, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, acompanhado da secretária de Educação de Lagarto, professora Vanda Monteiro. O assunto em pauta foi a criação de mecanismos de prevenção e cuidados para evitar a proliferação do vírus da Gripe A (N1H1) nas escolas da rede estadual e municipal de ensino.
“Essa reunião foi muito importante. Para o bom desempenho do aluno em sala de aula é preciso que ele esteja saudável e bem disposto. Não podemos cruzar os braços diante da nova gripe que chegou ao país. Agora é hora de encarar e partir para a luta. A informação é fundamental para combater e evitar a proliferação do vírus. Vamos começar a informar a nossos alunos e professores como evitar a contaminação e os cuidados que devem tomar ao primeiro sinal de gripe”, declarou o professor Lima.
O secretário da Saúde, Rogério Carvalho, garantiu que, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), fica mais fácil combater e evitar que a nova gripe se alastre nas escolas da rede estadual de ensino. “Queremos contar com o apoio desta secretaria no sentido de comunicar aos diretores de escolas que orientem pais e alunos que permaneçam em casa quando apresentarem qualquer sintoma de gripe. Essa é a melhor maneira de evitar o contágio e a disseminação da doença”, afirmou o secretário de Saúde.
Projeto Conte Comigo
Na ocasião, o secretário de Saúde apresentou ao professor Lima o Projeto Conte Comigo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de formar alunos multiplicadores nas escolas em questões relacionadas a gravidez na adolescência, drogas, entre outros temas pertinentes à saúde e o bem estar do estudante.
“A parceria com a SEED é muito importante para o sucesso desse programa, que já conta com 100 estudantes atuando em escolas de todo o estado. O foco atual é o combate ao uso e tráfego do crack que tem aumentado bastante em nosso estado”, declarou a coordenadora do Conte Comigo, a assessora de Comunicação da SUS, jornalista Nadja Piauitinga.

Nenhum comentário: