segunda-feira, 20 de julho de 2009

ITABAIANA - Estado concentra esforços para reduzir crimes em Itabaiana

Desde as primeiras horas desta segunda-feira, 20, a população de Itabaiana assiste a uma série de operações que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) iniciou para reforçar o enfrentamento ao crime no município. Durante todo o dia, o secretário João Eloy de Menezes vai acompanhar pessoalmente os trabalhos, que devem se estender, em duas etapas, pelos próximos 40 dias. As ações contam com reforço de unidades especializadas das polícias Militar e Civil sediadas na capital, aumentando em 50 o número de policiais no cotidiano da cidade.

A Polícia Militar está realizando rondas e blitze em pontos diversos de Itabaiana, desde áreas de intenso comércio até estradas vicinais, por meio do 3º Batalhão e do apoio de unidades como o Grupo de Ações Táticas do Interior (Gati) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA). Já a Polícia Civil identifica pontos suspeitos de abrigar tráfico de drogas e comércio de produtos roubados. Com o apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e do Departamento de Narcóticos (Denarc), os investigadores ainda buscam infratores foragidos possivelmente escondidos na região.

Segundo João Eloy, a orientação do governador Marcelo Déda é envolver as unidades operacionais da SSP em Itabaiana, atuando com as ferramentas de inteligência e empregando o aparato policial para desenvolver os trabalhos ostensivos e preventivos no município. "Essa transferência simbólica da sede administrativa da SSP para Itabaiana no dia de hoje marca o início de um planejamento para a implementação de ações operacionais e estratégicas permanentes e incisivas na cidade", reiterou o secretário.

Durante toda a manhã, o secretário de Segurança Pública manteve reuniões com os gestores regionais das polícias Militar e Civil na sede do 3º Batalhão, onde repassou as diretrizes da missão. João Eloy também recebeu autoridades, como o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo, que elogiou a iniciativa do Governo de Sergipe. "Nossa cidade é um centro importante para o estado e não pode sofrer com a violência. Esperamos que essa ação seja eficaz e tenha continuidade", frisou Bispo.

Outro morador da cidade que esteve com o secretário João Eloy foi o presidente local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Wanderley Almeida, que além de tomar conhecimento de todos os passos do que será realizado pela SSP aproveitou para destacar ações recentes da polícia. "Venho oferecer o apoio institucional que a OAB pode prestar nesse momento e louvar o desempenho do cabo que interceptou o assassino do desportista Chico de Canta Galo na semana passada", pontuou o advogado.

Planejamento

A proposta é maximizar e renovar a atuação da Segurança Pública na cidade, pólo econômico da região agreste de Sergipe. O planejamento que começou a ser empregado nesta segunda-feira foi dividido em duas partes, com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel José Carlos Pedroso Assumpção, e do superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista Júnior.
Em um primeiro momento, já serão enviadas equipes do Grupamento de Ações Táticas no Interior (Gati), com duas guarnições atuando exclusivamente em Itabaiana. Parte do efetivo do Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam) também será destinada para a cidade, principalmente para combater os crimes praticados por motoqueiros. Policiais do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Comando de Operações Especiais da PM (COE) e Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) estarão desenvolvendo ações constantes na cidade.

O Departamento de Investigações de Narcóticos (Denarc) estará atuando com os serviços de inteligência das duas polícias para combater o tráfico de drogas na região. O secretário João Eloy determinou ainda ao comandante da Polícia Militar e ao superintendente da Polícia Civil o emprego contínuo de unidades especializadas das forças policiais.

Outra medida é o levantamento de mandados de prisão e análise criteriosa dos inquéritos policias, em um trabalho conjunto com o Judiciário, para combater todos os tipos de crimes e contravenção. “Vamos expulsar de Itabaiana e promover a prisão daqueles que tem qualquer vínculo com a criminalidade. Seremos contundentes na tomada de decisões, porque temos compromisso com a população sergipana”, destacou João Eloy.
Já na segunda fase do planejamento, a SSP vai reestruturar a Delegacia Regional de Itabaiana e o 3º Batalhão da PM, promovendo reformas e adequando os prédios para o bom atendimento ao público, e proporcionar uma maior eficácia para os trabalhos policiais. O setor de obras e manutenção da secretaria foi acionado para a construção de um heliponto - local destinado para o pouso da aeronave do GTA - na unidade da PM e a colocação de carceragens na Delegacia Regional de Itabaiana.

Outra medida que já foi deflagrada pelo Departamento Administrativo e Financeiro da SSP foram os procedimentos para a implementação do projeto do Circuito Interno de TV (CFTV) em pontos estratégicos da cidade, a fim de subsidiar a atividade ostensiva da PM e os inquéritos policias trabalhados pela Polícia Civil.

Nenhum comentário: