sexta-feira, 10 de julho de 2009

NOVA GRIPE - Secretário garante controle em SE

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho e o médico infectologista, Marco Aurélio Góes, apresentaram na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde o Plano de Preparação para Pandemia de Influenza. Na ocasião, o secretário garantiu que, com cinco casos da doença confirmados, a situação epidemiológica para Influenza A (H1N1) está sob controle em Sergipe e orientou a população a ficar tranqüila, devendo procurar uma unidade de saúde quanto aos sintomas semelhantes à gripe comum.

O plano está sendo executado segundo o secretário, a partir de quatro vertentes: vigilância da doença respiratória aguda grave (neste caso, o objetivo é monitorar o padrão de gravidade da doença, detectando eventuais mudanças na virulência do vírus Influenza); investigação de surtos de síndrome gripal; monitoramento das internações e da mortalidade para Influenza e Pneumonia e vigilância da síndrome gripal em unidades sentinelas.

“Desde a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde que nós iniciamos a execução de um plano de contingência para a Influenza, que consistia na articulação entre os setores de assistência, como Vigilância Epidemiológica, Huse, Vigilância Sanitária e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, enfatiza.

Casos em Sergipe
Em investigação (com sintomas, mas não proveniente de áreas afetadas), existem 24 aguardando exames. Desde o dia 28 de abril de 2008, foram notificados 37 casos suspeitos (com sintomas e provenientes de áreas afetadas/necessidade de internação). “Até o momento, foram confirmados cinco e descartados oito casos”, explica Rogério lembrando que no Brasil, dos 977 casos, foi registrado apenas um óbito.

Capacitação

Segundo o secretário, os profissionais que atuam na saúde da família já estão sendo capacitados. “A partir da próxima semana, vamos começar a capacitação dos que atuam na rede hospitalar, tanto pública, quanto privada quanto ao atendimento de pacientes com gripe. Nas unidades de saúde, os profissionais devem monitorar os casos de gripe e se tiver algum caso mais grave que não está evoluindo bem, devem acionar a Vigilância Epidemiológica”, ressalta.

Estrutura

Quanto à estrutura montada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Rogério Carvalho informou que existe uma unidade de atendimento externo para os casos suspeitos de Influenza A. “A medida evita que o paciente tenha acesso ao pronto-socorro do hospital, evitando a disseminação do vírus e para os casos mais graves, foram montados leitos de internamento na ala 700, onde os pacientes ficarão isolados dos demais internos”, informa acrescentando que o Huse mantém plantão 24h de infectologistas.
Fonte: Portal Infonet

Nenhum comentário: