sexta-feira, 10 de julho de 2009

SAÚDE - Samu 192 Sergipe já atendeu mais de 30 mil pessoas no primeiro semestre

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) prestou 30.755 atendimentos no primeiro semestre deste ano. Somente em junho, foram 5.431 atendimentos, dos quais 2.172 para pacientes que sofreram acidentes, o que corresponde a 40% dos socorros prestados.
De acordo com o enfermeiro Hilton de Lima Ribeiro, coordenador de Enfermagem do Samu 192 Sergipe, este aumento aconteceu devido às festas juninas, principalmente no interior do estado. "Houve um aumento considerável de acidentes com múltiplas vítimas nas rodovias sergipanas, tanto por causa dos festejos, período em que o consumo de bebidas alcoólicas é maior, quanto por causa das chuvas que caíram no mês passado" informou Hilton.
Os pacientes clínicos adultos com problemas cardiovasculares totalizaram 1.955, ou seja, 36% dos atendidos, seguidos por prestação de socorro a crianças com problemas clínicos, que somaram 1.086, totalizando 20% dos chamados.
Férias
Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) mostram que nos meses em que as crianças e adolescentes estão de férias, o número de trotes passados ao Serviço aumenta. Em janeiro deste ano, por exemplo, das 16.303 ligações recebidas na Central do Samu 192 Sergipe, 7.260 não eram verdadeiras, gerando uma demanda falsa de 45%.
Já no mês de março, das 13.903 chamadas, 35% eram trotes, ou seja, 4.895 chamados. Mas em junho, quando a maioria dos colégios proporciona férias mais cedo, devido às comemorações juninas, o número de trotes voltou a crescer. Foram 20.541 ligações, das quais 10.151 eram falsas, o que significa 49% das chamadas.
"Passar trotes ao Samu é uma contravenção penal prevista no artigo 41 da Lei 3.688, de 3 de outubro de 1941. No mês passado duas pessoas foram presas em Nossa Senhora da Glória por causa disso e no momento estamos investigando um número que fez 122 chamadas falsas somente em um dia. Parece brincadeira, mas não é. As pessoas devem estar conscientes de que este serviço ajuda a salvar vidas", alertou o coordenador de Enfermagem do Samu 192 Sergipe.
Quando chamar o Samu:

- Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
- Em casos de Intoxicação exógena;
- Em caso de queimaduras graves;
- Na ocorrência de maus tratos ;
- Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
- Em casos de tentativas de suicídio;
- Em crises hipertensivas;- Quando houver acidentes/trauma com vítimas;
- Em casos de afogamentos;
- Em casos de choque elétrico.

Nenhum comentário: