terça-feira, 14 de julho de 2009

SAÚDE - Obras no Santa Isabel vão ampliar UTIs e centro cirúrgico

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, visitou na manhã desta terça-feira, 14, o Hospital e Maternidade Santa Isabel para conferir de perto as obras de construção, reforma e ampliação, que já se encontram na fase de acabamento. A mudança pela qual passa a infraestrutura da unidade resulta da atenção dada pelo Governo de Sergipe, que através de convênio destinou quase R$ 3 milhões para potencializar os serviços prestados aos usuários do SUS.

Os investimentos contemplam o centro cirúrgico, o bloco da administração, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e Pediátrica, o Centro de Parto Normal e a enfermaria pediátrica, que já começou a acolher as demandas de internamento. O término de todas as obras estava previsto para agosto, mas em função de um problema na rede elétrica, a expectativa agora é de que a entrega dos novos espaços aconteça no último trimestre do ano.

“Estamos todos ansiosos para inaugurar”, revelou o secretário, que percorreu as instalações acompanhado do diretor-presidente da unidade, Carlos Pinheiro, da coordenadora administrativa, Maralysa Cavalcanti, e do coordenador de Manutenção, Douglas Rosendo. “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) não poderia deixar de fazer investimentos significativos no Hospital Santa Isabel, que é referência para todo o estado no atendimento materno-infantil”, destacou Rogério.

O médico Carlos Pinheiro completou a afirmação do secretário, ressaltando que a unidade é a que realiza o maior número de partos e de cirurgias ginecológicas em Sergipe e a que possui a maior UTI Neonatal. “Trata-se de um hospital importante para o sistema estadual de saúde, que gera respostas rápidas para as demandas que acolhe, daí a importância desses investimentos”.

Novos serviços

Nas UTIs, serão dez leitos para adultos e dez para os pacientes infantis, sendo que em cada uma delas há um leito de isolamento. Até então, o hospital dispõe somente de seis leitos de terapia semi-intensiva para pacientes adultos. Quanto ao novo centro cirúrgico, ele contará com cinco salas - duas a mais que o atual -, além dos espaços para vestiários, entrega de material esterilizado, expurgo, repouso, banheiros, dentre outros.

Na maternidade, o destaque é a implantação do Centro de Parto Normal, que concretiza o conceito de atendimento humanizado instituído pela Lei Federal nº. 11.108, de 7 de abril de 2005. Já foram adquiridas 15 camas especiais que servem para as três etapas pelas quais passam uma parturiente: o pré-parto, o parto e o pós-parto. Cada leito desses terá ao lado uma poltrona reclinável destinada ao acompanhante da paciente, que durante todo o processo poderá estar ao lado dela.

PediatriaTambém objeto do convênio celebrado entre a SES e o Hospital Santa Isabel, a enfermaria pediátrica já está acolhendo as crianças com necessidades de internamento encaminhadas pelas unidades básicas de saúde e de urgência. Com 43 leitos, mais que o dobro da capacidade anterior, a enfermaria vem funcionando como retaguarda do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) desde que o setor pediátrico do complexo hospitalar foi transferido para o antigo prédio da Maternidade Hildete Falcão Baptista.

Ainda nas instalações do Santa Isabel, Rogério aproveitou para visitar a Urgência Pediátrica, que se encontra pronta para funcionar, aguardando os trâmites da Secretaria de Saúde de Aracaju. Além dos quase R$ 3 milhões investidos em obras e aquisição de equipamentos e material permanente, a SES participa, junto com a Prefeitura de Aracaju, do repasse mensal de verba de custeio para o Hospital e Maternidade Santa Isabel.

Nenhum comentário: