quinta-feira, 9 de julho de 2009

EDUCAÇÃO - Audiência pública vai discutir educação em Aracaju

Acontece nesta sexta-feira, 10, às 9 horas, no auditório da Sociedade Semear, uma audiência pública sobre a Conferência Nacional da Educação - Conae 2010, que tem como tema central 'Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: diretrizes e estratégias de ação'. São esperadas 250 pessoas da sociedade civil organizada. O objetivo é detalhar o propósito da conferência nacional e ajudar a construir o plano local, que será apresentado em abril de 2010.

"A intenção dessa audiência é mobilizar atores sociais para que participem das discussões, além de mostrar como Aracaju está se preparando para as conferências intermunicipal, estadual e nacional", explicou Gilvanete de Melo, secretária executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação em Sergipe, uma das parceiras da Prefeitura de Aracaju e do Conselho Municipal da Educação da capital, entidades realizadoras desta etapa da discussão.

Foram convidados para os debates diversos grupos, a exemplo da União dos Dirigentes Municipais da Educação, sindicatos, Câmara de Vereadores, entidades religiosas, ONGs e gestores escolares das redes pública e privada. Durante a audiência, os participantes vão assistir a duas palestras. A primeira será da professora Marize Dias, pró-reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Ela vai falar sobre 'A educação como política pública'. A segunda será de Ivanize Gomes, coordenadora da comissão estadual do Conae, que vai abordar o tema 'A Conae em Sergipe: perspectivas e desafios'.

Os resultados da audiência serão direcionados para a Conferência Intermunicipal da Educação, que terá como objetivo a elaboração das diretrizes para o documento que será apresentado e debatido na conferência estadual. A intermunicipal será composta por membros das sociedades civis da capital, de Nossa Senhora do Socorro e de São Cristóvão, grupo denominado 'Grande Aracaju 1'. Em abril de 2010, o estado de Sergipe vai estar em Brasília representado por 1.200 delegados (762 desses de Aracaju) oriundos de todas as plenárias que serão realizadas no Estado, que foi dividido em territórios para a realização das conferências intermunicipais.

De acordo com o documento encaminhado pelo Ministério da Educação, realizador da Conferência Nacional, a participação dos atores sociais em todos os processos até o grande encontro é de grande importância, já que em todos os momentos serão discutidas e apresentadas propostas para melhorar a educação básica, superior, profissional e tecnológica e as demais modalidades de ensino.

Nenhum comentário: