terça-feira, 14 de julho de 2009

EDUCAÇÃO PARA PRESOS - Supletivo oferece base para a ressocialização de presos sergipanos

A parceria entre a secretarias de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e da Educação (Seed) para, através da educação, possibilitar meios de ressocialização, prossegue nesta quarta-feira, 15, quando começam as inscrições para a segunda etapa do supletivo 2009 nos presídios sergipanos. Os internos têm até o dia 30 de julho para se matricular nos supletivos do ensino fundamental e médio.
As provas dessa segunda etapa do exame supletivo estadual estão previstas para os dias 2 e 9 de setembro de 2009, sendo que as avaliações do ensino fundamental incluem provas de História, Matemática, Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Inglês ou Francês (optativa).
Já as provas do ensino médio incluem as disciplinas História, Matemática, Física, Geografia, Biologia, Química, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês ou Francês (optativas). Na última edição do supletivo estadual, realizada em abril, o sistema prisional contou com 305 inscritos sendo que, destes, 219 passaram nas provas, gerando um índice de aproximadamente 75% de aprovação.
“Esse é o prosseguimento de uma ação que representa a nossa política humanista e com foco no respeito aos direitos humanos. Graças a essa parceria e a outras iniciativas, eu costumo sempre dizer: no sistema penitenciário sergipano só sai sem estudo quem não quiser mesmo estudar”, destacou o secretário de Estado da Justiça, Benedito Figueiredo.
Nessa nova etapa já foi confirmada a participação dos presos do Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf) e também da Cadeia Territorial Pública de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião), que somadas às outras unidades prisionais do Estado, Presídio de Areia Branca (PEAB), Presídio Feminino (Prefem), Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas) e Presidio Senador Leite Neto (Preslen), oferecerão a oportunidade de que todos os internos tenham acesso a mais essa possibilidade educacional.
“Nossa equipe de professores se reúne também nessa quarta-feira para que possamos dar todo apoio aos internos que desejem fazer o supletivo. Vamos oferecer revisões e aulas de reforço para que eles enfrentem as provas bem preparados”, revelou a coordenadora pedagógica da Sejuc, Elane Marques.

Nenhum comentário: