terça-feira, 14 de julho de 2009

NOVOS SERVIDORES - Estado empossa 354 novos servidores aprovados em concurso público

O vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, empossou nesta terça-feira, 14, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC), mais 354 servidores na Secretaria de Estado da Educação. Do total de novos colaboradores, serão 100 vigilantes, 93 oficiais administrativos, 89 executores de serviços básicos e 72 merendeiros escolares. Eles foram aprovados no concurso promovido pelo Governo do Estado em outubro de 2007 para o provimento de três mil vagas na Seed.
O concurso para preenchimento de 3.437 vagas do Quadro Geral de Pessoal do Poder Executivo também contemplou a Secretaria de Estado da Administração (Sead). Com a nova solenidade de posse, o número de convocados pelo Governo chega a 3.439, sendo 2.974 destinados à Seed e o restante, 465, à Sead. O concurso público tem validade de dois anos e este prazo pode ser prorrogado por igual período, a critério da administração pública.
“Com esta posse de hoje, encerramos o ciclo do concurso que realizamos para quase 3,5 mil novos servidores. A ideia inicial do Governo era chamar todos de uma só vez, mas é preciso administrar da forma que o governador Marcelo Déda tem feito, com tranqüilidade, organização e transparência”, afirmou Belivaldo Chagas, informando ainda que existe a possibilidade de o Estado convocar excedentes no caso de as secretarias de Administração e Educação precisarem de mais servidores.
O vice-governador também destacou a importância da solenidade para os aprovados no concurso público, como também para os amigos e familiares. “Este é um momento muito importante na vida de vocês. Venho trazer o abraço do governador Marcelo Déda, desejá-los as boas vindas e manifestar a alegria em tê-los como servidores do Estado e co-partícipes de um Governo voltado para a sociedade”, disse Belivaldo.
A estabilidade no emprego proporcionada pela aprovação em concurso público foi outro elemento citado por Belivaldo. “É extremamente importante que a pessoa tenha a garantia de um emprego, um contracheque em mãos, para que ela possa fazer uma compra, se cadastrar em uma loja. Assim, vocês podem se sentir cidadãos sergipanos, brasileiros e, acima de tudo, cidadãos em função do esforço de vocês”, finalizou.
Dever cumpridoSegundo o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, o concurso público foi realizado para reduzir a quantidade de contratos temporários que existiam na administração estadual. “No início do Governo, tínhamos mais de seis mil contratos temporários. Em pouco tempo, reduzimos para cerca de cinco mil e depois fizemos o concurso para substituir os demais”, frisou, ao ressaltar que a contratação via concurso atende uma determinação do governador, deixando os contratos temporários apenas para casos excepcionais.
O secretário informou ainda que a realização de concursos públicos atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Governo do Estado e o Ministério Público Estadual (MPE). “Já empossamos servidores na Secretaria de Estado da Segurança Pública [SSP] e na Fundação Renascer. Estamos em fase de conclusão o concurso público que realizamos para as Fundações de Saúde e já estamos escolhendo a instituição que vai realizar o concurso para o Detran”, adiantou Jorge Alberto.
Educação
Já o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, disse que os novos colaboradores estão entrando no Estado em um momento muito bom, em que o Governo cuida da valorização do servidor público e, sobretudo, aposta na melhoria da Educação em Sergipe. “Os resultados já estão aparecendo e, com o apoio de vocês, eles serão muito melhores. Todos vamos trabalhar juntos para que a Educação no nosso estado cresça, porque assim Sergipe se desenvolverá econômica e socialmente”, pontuou.
Para o professor Lima, a chegada de novos servidores à Seed via concurso público significa que eles vão trabalhar por um tempo maior na secretaria. “Isso permite que nós possamos qualificá-los e dessa forma teremos uma oferta de Educação de melhor qualidade”, afirmou, acrescentando que todos os 354 colaboradores serão capacitados para exercer suas funções. “Estamos sempre trabalhando no sentido de investir continuamente na formação dos nossos servidores”, completou o secretário.
Sonhos e expectativas
No rosto de cada um dos novos servidores estaduais, a expressão de felicidade era visível. O auditório do CIC ficou cheio não só de pessoas que irão labutar em prol do desenvolvimento de Sergipe, mas também de sonhos e expectativas para este momento da vida que agora se inicia. “Agora que sou concursada, tenho mais segurança no emprego e vou mostrar muito trabalho. Estou muito feliz e orgulhosa de mim mesma por ter sido aprovada”, revelou a recém-empossada merendeira escolar Valdinete Santos, de 24 anos.
Aprovada para o cargo de oficial administrativo, Adailza Pereira, de 41 anos, era uma das pessoas contratadas temporariamente pelo Estado. Agora, ela afirma ter alcançado seu sonho de trabalhar para o Estado como servidora concursada. “Todo mundo que ter seu emprego efetivo e vou me sentir muito mais segura em exercer meu trabalho agora que sou concursada”, disse.
Já a nova executora de serviços básicos da Seed, Mariângela Barbosa, de 25 anos, confessou que nem lembrava mais que tinha feito o concurso do Governo do Estado. “Eu nem esperava mais, quando recebi a convocação. Trabalhar no serviço público é melhor, porque a gente sabe que não pode ser demitido de uma hora para outra, e eu vou dar o melhor de mim”, contou.
A mesma promessa foi feita pelo vigilante Ednaldo Menezes, de 27 anos, que estava trabalhando como encarregado de obra. “Lá em casa está todo mundo feliz. Vou contribuir para o Estado fazendo meu serviço corretamente e garantir o futuro de minha família”, destacou o novo servidor, casado e pai de um filho.PresençasTambém participaram da solenidade de posse o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macedo, e o secretário-adjunto da Administração, José Leite Prado.

Nenhum comentário: